A Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, que instituiu o Certificado e o Troféu de Responsabilidade Social – Destaque SC, contará com a colaboração do LIDE Santa Catarina no processo de atualização em curso. O convite foi feito pelo Presidente da ALESC, Dep. Mauro De Nadal, durante o evento LIDE Tendências SC, realizado em 04 de outubro, no Rooftop Floripa Square.
“Após quase duas décadas, é vital atualizarmos esta lei. Convido o setor empresarial a colaborar neste processo, que visa enriquecer os critérios e marcos para obtenção do certificado, além de aprimorar benefícios tangíveis às empresas que investem em responsabilidade socioambiental”, declarou o presidente da ALESC.
A certificação busca valorizar as organizações atuantes em Santa Catarina que incorporam práticas socioambientais em sua gestão. O Presidente do LIDE Santa Catarina, Delton Batista, expressa gratidão pelo convite, reforçando a importância da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no cenário atual.
“A RSE é uma pauta prioritária. A sociedade não pode esperar apenas de governos. As empresas têm um papel crucial na criação de soluções sustentáveis, não apenas oferecendo produtos e serviços de qualidade, mas contribuindo ativamente para o bem-estar da comunidade”, afirma Delton.
LIDE Tendências SC: Foco em Responsabilidade Social Empresarial
No encontro realizado no Rooftop Floripa Square, líderes discutiram a RSE, apresentando casos de sucesso da ENGIE Brasil e do Grupo Baía Sul. Luciane Pedro, gerente de ESG da ENGIE Brasil, compartilhou o progresso do Programa Parcerias do Bem, que cresceu de três para sessenta empresas parceiras, desde 2020.
Sérgio Brincas, do Grupo Baía Sul, destacou a colaboração além do setor público-privado, envolvendo ONGs e a comunidade na promoção da responsabilidade social, e apresentou os projetos desenvolvidos pelo Grupo junto as duas comunidades carentes ao redor do complexo hospitalar, que tem gerado grandes oportunidades de inclusão social.
O debate foi mediado por Valton Werner Junior, CEO do Floripa Square e presidente do LIDE Tendências SC, que ressaltou o papel transformador das empresas quando direcionadas para um propósito maior, e o potencial de impacto das micro, pequenas e médias empresas na promoção de mudanças sustentáveis.