Tendências, estratégias e o consumo da Geração Z no Tech Talks Floripa Square

Tendências, estratégias e o consumo da Geração Z no Tech Talks Floripa Square

Tendências, estratégias e o consumo da Geração Z no Tech Talks Floripa Square

Sabine Weiler |

Jun 22, 2023

A 3ª edição do Tech Talks Floripa Square atraiu uma forte presença de líderes de negócios e profissionais do marketing e da publicidade. A especialista em marketing digital e estratégico, Camila Renaux, e Delton Batista, fundador da 8R Estratégia e Crescimento de Negócios e presidente do LIDE SC, produziram um rico debate de mais de duas horas, centrado no ‘Futuro do Consumo nas Mãos da Geração Z’.

O fórum de discussões aconteceu no Hall de Projeções do Rooftop Floripa Square e foi transmitido ao vivo nas redes sociais. O pontapé inicial do evento foi dado por Valton Werner Jr, CEO do Floripa Square. Ele pôs em destaque os desafios da comunicação e do marketing em uma era onde a Geração Z se comunica de uma maneira distinta das estratégias tradicionais de publicidade e marketing.

Atenção e desejo de consumo: Tech Talks Floripa Square

Enquanto moderava o Tech Talks Floripa Square, Valton Werner Jr enfatizou a necessidade do mercado se adaptar para comunicar efetivamente com diferentes gerações, a fim de captar atenção e despertar o desejo de consumo.

Valton Werner JR, CEO do Floripa Square foi o mediador do debate. Foto: Luciano Nunes Fotografia

“As Gerações Y (ou Millennials) e Z são distintas, mas a forma como interagem e lidam com tecnologia e mídias sociais é muito mais confortável do que para as gerações anteriores. Nós, os não-nativos digitais, precisamos fazer um esforço para aprender isso, enquanto para os nascidos a partir dos anos 90, é algo natural”, explicou Valton.

Camila Renaux ressaltou a importância da experiência para a Geração Z. “Esta geração se mostra especialmente sensível às experiências proporcionadas. Ela consome rádio, TV, é ativa nas redes sociais, utiliza a inteligência artificial, mas busca sobretudo, experiências memoráveis. Os nativos digitais não estão dispostos a resultados a qualquer custo, uma mentalidade que era mais comum em gerações anteriores. Eles valorizam a sustentabilidade, a governança, a ética, e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Portanto, como um grande insight estratégico, como atingimos a todos, mas principalmente a Geração Z? A resposta é: aposte na experiência.”

Camila e Delton Batista falaram de tendências, estratégias e consumo da Geração Z. Foto: Luciano Nunes Fotografia

Múltiplas gerações, um só mercado

Delton Batista, presidente do LIDE SC, realçou a importância do debate para o universo empresarial, citando exemplos de padrões de consumo nas diversas gerações e salientando a relevância do cenário socioeconômico nacional para uma percepção mais objetiva sobre o assunto.

“Estamos diante de uma geração que valoriza mais os serviços do que os produtos, conforme indicam os estudos sobre a Geração Z. Mais viagens, mais experiências, uma tendência clara. Contudo, vivemos em um país de contrastes. Embora, por exemplo, a procura pelo aluguel de carros esteja em ascensão, ainda temos uma indústria importante dedicada à venda de veículos. Este desafio de equilíbrio de mercado tem preocupado os líderes de negócios, pois isso determinará o futuro das organizações”, disse Delton.

Delton Batista, fundador da 8R Estratégias e Crescimento de Negócios e presidente do LIDE SC. Foto: Luciano Nunes Fotografia

Durante o Talk, Camila Renaux chamou a atenção do público para outro fator importante da Geração Z, que é a influência e que tem a ver com a produção de conteúdo, com a sensação de pertencer a um lugar ou fazer parte de algo.

“O storytelling, a arte de contar histórias, pode ser uma palavra mágica para o nosso tempo. A história do seu negócio começa a ser contada desde o início, porque estar pronto não é uma decisão sua, é do mercado. Não tenha medo de compartilhar mesmo que pareça imperfeito. Essa ‘imperfeição’ pode criar conexão, identificação, algo que os influenciadores digitais fazem muito bem. Apesar da diferença entre influenciadores e nós que estamos no universo corporativo, é algo que eles podem nos inspirar”, acrescentou a especialista em marketing.

Camila Renaux é especialista em . marketing digital e estratégico. Foto: Luciano Nunes Fotografia

Experiência, além do debate

Antes do debate, um pôr do sol espetacular emoldurou a experiência dos participantes no mirante da Megatela Floripa Square, com vistas deslumbrantes de Florianópolis. Após as discussões, os presentes tiveram a oportunidade de fazer networking e trocar experiências adicionais com os convidados do Tech Talks.

“O evento foi um marco ao reunir profissionais da comunicação, marketing e negócios, e em particular do mercado publicitário, com o objetivo de discutir um tema essencial para o sucesso das empresas na nova economia”, explanou Delton Batista.

“Foi uma experiência extraordinária, graças às pessoas incríveis que idealizaram e participaram, tornando tudo isso realidade. Pela plateia, pela troca tão rica, e principalmente por poder contribuir com um discurso coerente a respeito de tendências, de consumo, Geração Z. Ficou claro que o público queria mais, e confesso, eu também! Foi demais”, finalizou Camila.

Veja como foi o Tech Talks Floripa Square

Acompanhe o Tech Talks pela transmissão ao vivo, no Youtube do Floripa Square: https://www.youtube.com/live/DE0PQMeAvnA?feature=share

Foram mais de duas horas de debate no Rooftop Floripa Square. Fotos: Luciano Nunes Fotografia

Confira outros artigos

Confira outros Artigos

Confira outros Artigos

LIDE SC: Debate sobre Desenvolvimento Sustentável, Homenagem ao RS e anúncio de Fórum em Marrocos

May 22, 2025

LIDE Tendências SC debate o Desenvolvimento Econômico Sustentável da Região Sul

May 20, 2025

Florianópolis pronta para saltos de desenvolvimento nos próximos anos

Feb 24, 2025

LIDE SC: Debate sobre Desenvolvimento Sustentável, Homenagem ao RS e anúncio de Fórum em Marrocos

May 22, 2025

LIDE Tendências SC debate o Desenvolvimento Econômico Sustentável da Região Sul

May 20, 2025

Florianópolis pronta para saltos de desenvolvimento nos próximos anos

Feb 24, 2025

LIDE Tendências SC debate “O Futuro de Florianópolis”

Feb 14, 2025

LIDE SC: Debate sobre Desenvolvimento Sustentável, Homenagem ao RS e anúncio de Fórum em Marrocos

May 22, 2025

LIDE Tendências SC debate o Desenvolvimento Econômico Sustentável da Região Sul

May 20, 2025