Matheus Ferraz e Rodrigo Medeiros terminaram a participação no Torneio Internacional de Teqball mantendo a posição conquistada nos últimos dois anos, nos mundiais da modalidade. A dupla do Desafio nas Alturas trouxe para Santa Catarina o 4º lugar na dupla masculina, no Teqball Tour Rio de Janeiro o primeiro campeonato da América do Sul oficializado pela Federação Internacional de Teqball.
Na etapa brasileira, a categoria dupla masculina reuniu 38 duplas do mundo em busca do título. Nas etapas classificatórias, Ferraz e Medeiros enfrentaram os atletas do Chile, Flamengo e Uruguai e venceram todas as partidas. Na semifinal, os catarinenses de Florianópolis encontraram em quadra os bicampeões mundiais de Teqball, Bogdan Marojevic e Nikola Mitro.
A dupla da Sérvia venceu o primeiro set. No segundo set os atletas do Desafio nas Alturas representando o Brasil, reagiram e num confronto forte e super disputado, levaram a partida para o terceiro set. Os catarinenses buscaram ponto a ponto, mas Bogdan e Mitro, melhor dupla de Teqball do mundo, venceram e se classificaram para a final domingo, em Copacabana e levaram o título da dupla masculina, na partida contra os brasileiros Léo Lindoso e Peleo.
“Ficamos muito felizes com o nosso desempenho. Encontramos novamente a Sérvia numa semifinal, e fomos bem melhores do que no jogo no Mundial. Cada vez estamos aprendendo mais como eles jogam e a forma como devemos atacar e marcá-los. Foi incrível ter essa experiência novamente, e agora aqui no Brasil”, contou Rodrigo Medeiros.
Entre as quatro melhores duplas masculinas do mundo
Na disputa pelo bronze, ao som da torcida brasileira, Matheus e Rodrigo encararam os fortes húngaros Csaba Banyik/Balazs Katz. Mais um duelo difícil, com vários momentos de empate e até com vantagem no placar. Mas mesmo com uma atuação incrível dos catarinenses, a dupla europeia se consagrou vencedora levando o bronze para a Hungria, país que criou o Teqball em 2014. “Foi uma partida árdua, mas vencemos. Estou feliz com o resultado”, disse o húngaro Csaba.
Matheus Ferraz destacou a evolução da dupla do Desafio nas Alturas.
“Nós sentimos bastante a nossa evolução no jogo, e sempre é bom jogar com as duplas de fora para ganhar cada vez mais experiência e chegar melhor nesses campeonatos internacionais. O Mundial está logo aí”, comentou o atleta do Desafio nas Alturas, que na partida contra a Sérvia fez o segundo mais bonito smash do dia, das duplas masculinas, eleito pela Federação Internacional de Teqball.
O Teqball Tour Rio de Janeiro reuniu entre os dias 07 e 10 de setembro, 76 atletas de 17 países, com as fases classificatórias, semifinais e a medalha de bronze sendo disputadas na Arena Carioca 1, do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e as finais das categorias mistas, feminino e masculino, em uma Arena montada na Praia de Copacabana.
No feminino a dupla brasileira, Vânia Moraes e Ester Viana levaram o ouro. E na dupla mista, o lugar mais alto do pódio ficou com a Hungria, com os atletas Csaba Banyik e Krisztina Acs.
Dupla do Desafio nas Alturas sobe ao pódio em Belo Horizonte
Após a quarta colocação no Rio de Janeiro, Rodrigo Medeiros e Matheus Ferraz embarcaram para Belo Horizonte em busca de mais um título na 3ª etapa do Circuito Brasileiro de Foot Table – Bop Games.
No sábado, no Estádio do Mineirão, Rodrigo Medeiros ficou em terceiro lugar na categoria solo, na disputa contra o atleta Mateus Carioca.
Já no domingo, a dupla do Desafio nas Alturas entrou em quadra, e se consagrou campeã na dupla masculina, na partida contra os cearenses Josugol e Gabriel Wilkinson. Esse é o quinto título brasileiro dos atletas do Desafio nas Alturas, na dupla masculina no Foot Table.
“Ficamos muito felizes que voltamos ao topo do Foot Table, depois de um ano. Vencer esta etapa foi muito importante para gente. Vamos nos preparar cada vez mais para os próximos campeonatos”, finaliza Medeiros.
De volta a Florianópolis, Rodrigo e Matheus treinam focados para a próxima etapa brasileira de Teqball. Os atletas buscam pela terceira vez consecutiva vaga no mundial da modalidade, que este ano será em Bangkok, na Tailândia.
No Ranking Brasileiro, que classifica para o World Teqball Championships a dupla do Desafio nas Alturas está em primeiro lugar, sendo tricampeã brasileira em 2023. Ferraz e Medeiros venceram as etapas de Xangri-lá (RS), Búzios (RJ) e Gravataí (RS).
Link da partida da Semifinal no Teqball, contra a Sérvia: https://www.youtube.com/watch?v=SzMZzt_-udE
Canal Desafio nas Alturas: https://youtube.com/@DesafionasAlturas