Evento apresentou o primeiro metaverso de arte do Brasil, do artista plástico Luciano Martins.
A curiosidade sobre o termo metaverso, o que já é realidade hoje e a troca de conteúdo e experiências marcaram o Metaverse Day, no Tech Talks Floripa Square. O evento que reuniu cerca de 100 pessoas também foi todo transmitido ao vivo pelo metaverso. “Foi realmente sensacional acompanhar a discussão de um assunto que tem movimentado o mercado, gerado expectativas e ver ao mesmo tempo várias pessoas, ou melhor avatares, reunidos no metaverso. É incrível como nem bem nos adaptamos a digitalização que transformou o mundo nas últimas décadas e já estamos iniciando um nova e ainda mais disruptiva transformação: a desmaterialização”, relata Valton Werner Junior, CEO do Floripa Square.
O palco do Tech Talks foi mediado pela idealizadora do Metaverse Day e diretora da ABRADi, Tania Vicente. O artista plástico Luciano Martins trouxe o tema ‘Abrindo os Portais do Metaverso’ e falou sobre a experiência de estar na nova tecnologia. Há dez anos o gaúcho que adotou Florianópolis há quase 30 anos, abriu a sua primeira galeria de arte na Lagoa da Conceição e agora está envolvido no mundo das NFTs. Luciano é sócio e embaixador do Meta Art City, o prim
“É uma ruptura, mas o desafio me move. No início eu não acreditava muito, vender uma NFT, uma obra que não existe fisicamente. Mas já é uma realidade hoje e a gente tem a maior coleção vendida em Santa Catarina. É algo que não volta mais, é a internet 3.0, a nova internet e nós estamos lá”.
Meta Art City apresentado no Tech Talks Floripa Square
O Meta Art City foi criado há nove meses pelos sócios do artista plástico, Maurício Carpena, especialista em inovação e Gabriel Almeida Gomes, especialista em growth marketing. Das 1020 obras de Luciano Martins no metaverso – sendo 20 obras clássicas do artista – 200 foram vendidas nos últimos seis meses. “Um dos desafios do projeto está bem ligado a parte de desenvolvimento. Hoje para conseguir mão de obra para esse mercado de jogos está bem difícil. A tecnologia que a gente trabalha é a Babylon, e tem poucos profissionais ainda. Então estamos tendo que procurar na índia, em outros países, para ver se encontramos outros desenvolvedores para o metaverso que tem muita coisa pra fazer pela frente”, explica o CMO do Meta Art City, Gabriel Gomes.
Já o CEO do projeto, Maurício Carpena, conta que os estudos para criar a galeria no metaverso revelaram as dificuldades sobre a arte na nova tecnologia. Entre elas que os artistas não sabem como entrar no universo digital e não conseguem gerar grandes comunidades no estilo da web 3.0. Sobre o público que aprecia a arte, o especialista em inovação conta ainda que tem interesse em investir em NFTs, mas na maioria das vezes desconhece o complexo processo de compra.
O Tech Talks é realizado no segundo andar do Hub do Floripa Square, literalmente dentro da megatela de LED, que fica a mais de 50 metros de altura junto à beira-mar continental em Florianópolis. “Na nossa cidade no metaverso também vai ter uma megatela em um prédio, mas para chegar até lá em cima, não terá que subir uma escada como aqui, (risos) mas você vai ser abduzido por uma luz. Vão ter apartamentos, exposições na água, bastante coisa bacana. Agora a próxima entrega são os avatares, aí as pessoas vão se ver e ter movimento. Acho que em dois meses já teremos essa versão. A gente não vai se aproximar do Mark Zuckerberg tão fácil (risos) mas é um passinho a mais, oferecendo uma coisa mais ao usuário”, finaliza Maurício.
Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar uma experiência com óculos de realidade virtual. O Metaverse Day, no Tech Talks Floripa Square, foi realizado pela ABRADi, Associação Brasileira dos Agentes Digitais, a iW2 Digital, agência de marketing digital pioneira na adoção de novas tecnologias e o Floripa Square.
Sobre o Floripa Square
O FLORIPA SQUARE é um complexo junto à Beira-mar Continental de Florianópolis que integra hub para ativações, eventos e produção de conteúdo, agência de estratégias e marketing digital, o Canal Desafio nas Alturas e o maior painel de led em rooftop e o primeiro para conteúdo 3d na América Latina. Campanhas publicitárias dinâmicas e interativas são veiculadas a mais de 50m de altura, impactando mais de 10 milhões de pessoas de toda a Grande Florianópolis, que mensalmente circulam nas mais relevantes e movimentadas vias e pontes de acesso à cidade, assim como as áreas residenciais e comerciais mais exclusivas e com a melhor e maior concentração de renda por metro quadrado da Capital de Santa Catarina.